Meias anti-trombo na prevenção de trombose venosa profunda
Por: Dr. Marcondes Figueiredo
Amaragiri SV, Lees TA
The Cochrane Library, Issue 4, 2007. Oxford: Update Software.
Histórico
A imobilização prolongada em hospitais devido a procedimentos médicos e cirúrgicos, é uma das causas da trombose venosa profunda (TVP) nos membros inferiores e veias pélvicas. O uso de meias anti-trombo graduada tem sido apontado como opção para reduzir o risco de TVP.
Objetivo
O objetivo dessa revisão foi determinar a magnitude da efetividade de anti trombo na prevenção de TVP em vários grupos de pacientes hospitalizados.
Estratégia de Busca
Os revisores pesquisaram o registro do Grupo Cochrane de Doenças Vasculares Periféricas, MEDLINE, e EMBASE e Indexes Medicus. Foram contatadas diversas empresas de manufatura de anti-trombo e participantes de estudos em continuidade .
Critério de Seleção
Estudos controlados randômicos envolvendo:
• Meias anti-trombo isoladas.
• Meias anti-trombo em conjunto com qualquer outro método profilático de TVP.
Reunião de Dados e Análise
Um revisor extraiu as informações, certificou a qualidade dos estudos e analisou os resultados. A conclusão foi checada e autenticada por outro revisor.
Resultados
Um total de 15 estudos controlados randômicos foi encontrado. O tratamento com anti-trombo iniciou um dia antes ou no dia da cirurgia. As meias foram utilizadas até alta ou até a recuperação total dos movimentos do paciente. Na maioria dos estudos incluídos, a TVP foi identificada pelo teste I 125 radioativo.
Conclusão
A análise desses estudos confirma que meias anti-trombo são efetivas na
diminuição do risco de TVP em pacientes hospitalizados. A investigação dos dados também sugere que meias antitrombo em conjunto com outro método profilático é ainda mais efetivo do que meias isoladas.
Comentários do Dr. Marcondes
A meia anti-trombo ou anti-embólica já esta estabelecida na literatura com grau 1A de evidência, ou seja, existe ampla evidência que no pós-operatório o uso deste tipo de meia. Deve ser sempre considerado o seu uso em pacientes com risco moderado e alto. Quando associada a outros métodos de prevenção (farmacológicos) sua proteção é maior do que quando aplicada isoladamente. O quadro abaixo, ratifica a evidência da meia anti-trombo, mostrando que todos os estudos clínicos foram favoráveis ao seu uso.
Dr. Marcondes Figueiredo
Pós-Graduado pela Universidade Federal de Uberlânida (UFU)
Doutor pela Universidade Federal de
São Paulo (UNIFESP)
Especialista em Angiologia e Cirurgia
Vascular – SBACV
Convidamos Dr. Marcondes Figueiredo para comentar publicações
selecionadas sobre a terapia de
compressão e patologias que
envolvem esse tema.
Dr Marcondes tem grande interesse pela compressão elástica, tendo como tema do seu trabalho de conclusão de pós-graduação
a “Avaliação do efeito da meia elástica na hemodinâmica venosa dos membros inferiores de pacientes com insuficiência venosa crônica”.
Ele também é o idealizador do website www.meiaelastica.com.br.
veja mais matérias de Dr. Marcondes Figueiredo